Mandato Coletivo

O mandato coletivo é uma forma inovadora e inteligente de se fazer política, onde o exercício do cargo legislativo é compartilhado por um representante com demais pessoas.

Ou seja, duas ou mais pessoas se unem para conquistar e compartilhar uma única vaga de Vereador e dessa maneira ter uma maior representatividade!

Já funciona em diversos lugares do Brasil e do mundo. Mas por aqui ainda não foi votado o projeto de Lei que regulamenta a modalidade. Então enquanto isso, um dos participantes é escolhido como representante legal junto à justiça eleitoral, e o compromisso do representante em compartilhar os direitos e deveres do cargo é regido por um estatuto.

Como nosso grupo é formado por representantes de diversas deficiências, todas as decisões que tomarmos, ou projetos que propormos ou passarem por nós, levará em consideração as necessidades de todas as Pessoas com deficiência para o exercício de uma cidadania plena.

Ao contrário da prática da “rachadinha”, nos mandatos coletivos quem ganha mais compartilha seu subsídio com ganha menos!

Apesar de ser uma prática relativamente nova, mais de 20 mandatos coletivos já foram eleitos no Brasil.

Saiba mais:

https://todospelaacessibilidade.org/vote-em-1-leve-5-o-que-sao-as-candidaturas-coletivas-a-vereador-uol/

https://www.raps.org.br/2020/wp-content/uploads/2019/11/mandatos_v5.pdf

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/09/04/candidaturas-coletivas-vereador-sao-paulo-eleicao.htm

PARTICIPE E APOIE

Junte-se a nós nesse movimento pela acessibilidade, autonomia e bem estar da pessoa com deficiência, por intermédio da efetivação da Lei Brasileira de Inclusão.

Apoie financeiramente nossa pré-candidatura com qualquer valor.

Tamanho da fonte
ajustar contraste